whatsapp
Revista Contramarco 129

Com alta resistência e durabilidade, conheça as qualidades da porta de enrolar industrial.

Neste quarto artigo da série que aborda os diversos tipos ou modelos de portas disponíveis no mercado brasileiro, vamos destacar agora as portas de enrolar de uso industrial, que podem ser confeccionadas em aço, alumínio ou aço inox.

Oferecendo alta resistência a desgastes e facilidade de manuseio, a porta de enrolar industrial é produzida com a finalidade de garantir segurança, integridade e privacidade ao ambiente em que for instalada.

Consultada pela equipe da revista Contramarco, a direção da fabricante especializada Megadoors — que mantém um amplo portfólio de modelos de portas — explica que estão disponíveis alguns acessórios de segurança de grande utilidade para reforçar o nível de
qualidade das portas de enrolar de uso industrial, como o sistema de antiquedas, as fitas laterais das guias antirruídos e atrito, as travas laterais antideslocamento, e as borrachas de proteção para soleira e piso. A Megadoors destaca que todos estes itens tornam a porta mais segura e sem ruídos no manuseio.

Pintura eletrostática — No processo de fabricação, a Megadoors utiliza tinta epóxi-poliéster, resultado de uma combinação de resinas epóxi e poliéster de grande aderência, flexibilidade, alta resistência física e boa resistência química. Geralmente,
esse tipo de tinta tem aplicação tanto em superfícies expostas às intempéries quanto em ambientes abrigados.

A tinta poliéster é produzida por meio de reações químicas, cujo processo se realiza basicamente a partir de um pó que recebe cargas de energia positivas e aderem ao aço. O material pintado é conduzido a um forno de alta temperatura (podendo chegar a 200
graus Celsius), no qual o pó é derretido, gerando uma reação que cria uma película superficial de cor uniforme, resultando em uma das mais resistentes e perfeitas pinturas já desenvolvidas pela indústria.

Grandes vãos — Geralmente, as portas de enrolar instaladas em indústrias utilizam sistemas de automação para abrir e fechar, facilitando assim a instalação delas em grandes vãos, com portas que podem ter até 15m de largura e peso de até 2.000kg.

Para funcionar sem problemas, estes tipos de portas de enrolar contam com sistemas de motores automatizadores
de alta potência, que podem ser acoplados de forma personalizada e incluir controle remoto de longa distância ou sensor infravermelho para abertura ou fechamento (total ou parcial), conforme a necessidade. No caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica ou pane, o acionamento da porta industrial pode ser feito manualmente.

Faça o download da Matéria