whatsapp
Revista Contramarco - Edição 130

Tecnologia aplicada a portas de aço para controle e gerenciamento de acessos

Chegamos ao quinto artigo da série que aborda os diversos tipos ou modelos de portas disponíveis no mercado brasileiro. Desta vez, o destaque fica com um item que representa uma importante evolução no controle de acesso: o uso de tecnologia de ponta para abrir e fechar portas de aço e portas seccionadas via aplicativo de celular.

Um bom exemplo desse avanço já está disponível por meio de parceria entre a fabricante Megadoors e a Mega Automatizadores. As duas empresas do Grupo Mega tornaram-se pioneiras no Brasil ao lançar a solução App Mega, inserida no conceito de Internet das Coisas (IoT). “A solução conecta nossas portas à internet de forma simples, levando inteligência às nossas portas de aço com automatizadores, ao oferecer pleno controle através de nosso aplicativo”, explica o material de divulgação enviado pela direção da Megadoors.

A empresa informa que o aplicativo permite o cadastramento ilimitado de contas, oferece relatórios com data e hora de todo evento referente à porta registrada pelo aplicativo, e evita deslocamentos desnecessários do operador pelo fato de permitir
efetuar os comandos remotamente. O App Mega também é útil na redução de custos com trocas de centrais e controles. “Mas o principal é que oferece o que nenhum outro sistema para esse tipo de porta oferece, o gerenciamento dos acessos de forma simples levando conforto e segurança para quem o utiliza”, salienta o material da fabricante.

Pesquisa de mercado — A Megadoors foi para as ruas entender a real necessidade de utilizar a solução e fez em média 30 entrevistas com lojistas em shoppings e centros comerciais. “Descobrimos que a grande maioria já teve problemas com o controle convencional, incluindo desde falhas na operação e na bateria, esquecimentos ou perdas, passando pela falta de segurança com controles emprestados ou por desligamento de funcionários, até situações mais graves, em especial nos shoppings, onde algumas lojas levaram advertências e até multas devido a atrasos no horário de abertura”, enumera a direção da fabricante, acrescentando que todos os locais em que ocorreram as entrevistas contavam com internet e ofereciam um ambiente pronto para o uso do aplicativo do Grupo Mega.

Uso crescente — Até 2020, estudo da consultoria internacional Gartner aponta que 20% das empresas irão utilizar celulares para permitir o acesso a escritórios e outras instalações, no lugar dos tradicionais controles de acesso físico. Em 2016, esse número ficou abaixo de 5%. A consultoria explica que uma fração significativa das companhias adotam tecnologias legadas de acesso físico, que são sistemas fechados e com capacidade limitada de integração com a infraestrutura de tecnologia da informação (TI).

“Nossa missão com esse produto é oferecer uma solução que se integre de forma simples aos nossos automatizadores,
proporcionado dezenas de recursos extras com baixo custo”, ressalta a direção da fabricante. “A Megadoors entende a importância de desenvolver ambientes seguros e práticos para os clientes. Nossas soluções vão além do básico para que os consumidores tenham uma experiência singular ao optar por nossos produtos”.

Faça o download da Matéria