Entre em contato com nossas Fabricas:

São Paulo – SP
Tel. (11) 2747-5152
Rua John Speers, 440 – Parque do Carmo – CEP: 08265-040
E-mail auxiliarvendas2.sp@megadoors.com.br
Whatsapp: (11) 11 96330-2921

Belo Horizonte – MG
Tel. (31) 3334 7623
End. Rua Carlos Quadros, 206, CEP: 30550-260
E-mail fabricamg@megadoors.com.br
Whatsapp: (31) 98361-6692

Londrina – PR
Tel. (43) 3347 5155
End. Rua Mituo Morita, 191, Londrina – PR – CEP: 86037-570
E-mail: gerentecomercial.pr@megadoors.com.br
Whatsapp: (43) 99169-7080

Duque de Caxias – RJ
Tel. (21) 2776 8620 / 2676-2700
End. Av. Almeida Garret, Qd 18 Lt 26, CEP: 25231-160
E-mail atendimento.rj@megadoors.com.br
Whatsapp: (21) 96780-5528

São Leopoldo – RS
Tel. (51) 3582 3961
End. Av. Arnaldo Pereira da Silva, 1200, CEP: 93115-000
E-mail gerentecomercial.rs@megadoors.com.br
Whatsapp: (51) 99643-4530

Porta Corta Fogo Social

O mercado dispõe de uma série de equipamentos e produtos que visam proteger ambientes da propagação de fogo e focos de incêndios. Dentre eles, o mais utilizado é a porta corta fogo, item obrigatório em diversos empreendimentos, sendo eles comerciais, corporativos e, principalmente, residenciais.

O que é porta corta fogo social?

A porta corta fogo social consiste em um equipamento instalado em rotas de fuga, saídas de emergências e outros espaços com a mesma finalidade. Sua função principal é conter chamas e evitar a proliferação de fumaças, como também quaisquer outros focos de incêndios, protegendo esses espaços para fuga dos moradores do edifício e ainda oferecendo passagem para atuação dos bombeiros.

 

Porta corta fogo social

Há em média, quatro tipos de portas corta fogo, geralmente classificadas de acordo com o tempo (número) de resistência (P) que elas suportam minimamente:

  • Classe P 60;
  • Classe P 60 à prova de fumaça;
  • Classe P 90;
  • Classe P 120.

Conjunto porta corta fogo

A porta corta fogo social é composta por um conjunto de acessórios que promovem não apenas o seu funcionamento, como também garante o devido desempenho em casos de emergências. Confira abaixo os principais itens.

Batente

O batente, que recebe também o nome de portal, é composto por aço galvanizado, apresentando uma espessura de 1,2 mm. Sua estrutura é responsável por parte da sustentação da folha, onde é instalada.

Fechadura

A fechadura da porta é responsável pelo travamento e destravamento da estrutura, constituída em aço ou ferro fundido, obedecendo completamente as exigências da NBR 13768, garantindo a resistência e praticidade necessários.

Dobradiças

As dobradiças são fabricadas em aço carbono, responsáveis por sustentar e promover a movimentação da porta, ou seja, abertura e fechamento.

Folha

A folha, por sua vez, consiste na estrutura da porta, sendo produzida em chapa de aço, seu interior é termo-acústico com característica incombustível, que não permite a propagação do fogo.

Como funciona o processo de instalação da porta?

O processo de instalação da porta deve seguir as normas brasileiras, garantindo total isolamento em casos de emergências. É importante também que essa aplicação siga as exigências do Corpo de Bombeiros do seu estado, garantindo a segurança e a retirada do laudo conforme a legislação.

De acordo com as normas técnicas, a porta deve ser instalada com três dobradiças, que variam de acordo com o modelo (por conta do tipo e tamanho da porta), mas, não podem alterar a quantidade.

Geralmente, a instalação é realizada por um profissional qualificado da empresa fabricante, garantindo assim total segurança e o melhor desempenho possível do produto.

Como é realizada a manutenção?

Assim como outros equipamentos de segurança, a porta corta fogo social deve passar por manutenções constantes, como forma de assegurar o seu devido funcionamento e auxílio em situações de emergência. As principais são: mensal e semestral; confira abaixo as características de cada uma.

Manutenção mensal

A manutenção mensal visa verificar as fechaduras da porta, garantindo a abertura e fechamento necessário em casos de incêndios. Assim como qualquer outro procedimento preventivo, deve ser realizado por um profissional qualificado, evitando problemas posteriores.

Manutenção semestral

A manutenção semestral, por sua vez, tem por objetivo certificar se as dobradiças da porta estão funcionando corretamente. Esse processo permite a segurança e calma em casos de emergências. Faz parte desse procedimento também a responsabilidade da verificação das folhas das portas, garantindo que não há nenhuma característica que possa atrapalhar a contenção de possíveis focos de incêndios e fumaças.

Como deve ser feita a limpeza da porta corta fogo social?

Em um país como o Brasil, é natural que as faxinas sejam realizadas com o auxílio de água e sabão ou outros produtos de limpeza. Entretanto, esse mesmo método não pode ser aplicado na porta corta fogo, isso porque pode servir de combustão em casos de incêndios por causa de seus componentes químicos.

Por isso, a melhor forma de realizar a limpeza dessas portas é com o auxílio de um pano úmido (apenas com água) e, em seguida, um pano totalmente seco, para retirar o excesso de umidade. Além de eliminar quaisquer tipos de sujeiras ou resíduos da estrutura, ainda previne acidentes em momentos de emergências.

 

Nesse quesito, é válido ressaltar que a limpeza no chão e teto ao redor das portas devem seguir o mesmo princípio para garantir a correta manutenção da segurança.

Você sabe o que é AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, significado da sigla AVCB, consiste em um laudo emitido pelos Bombeiros. Esse documento, essencial para funcionamento de diversos estabelecimentos, prédios e comércios, visa garantir que a estrutura cumpre as exigências básicas de segurança, que não se limita apenas a porta corta fogo social.

 

Para emissão do documento, é essencial que o local apresente outros equipamentos e itens de segurança, como por exemplo:

  • Extintores de incêndios;
  • Sensores de fumaça;
  • Sinalização dos extintores;
  • Sinalização das rotas de fuga;
  • Corrimão nas escadas de emergência;
  • Luzes de emergência;
  • Splinkers.

Estrutura das escadarias de emergência

As escadarias e espaços ao redor da porta de emergência, principalmente em condomínios em que há um morador por andar, por exemplo, são constantemente utilizadas para dispensações de objetos de terceiros, como móveis usados, lixos, carrinhos, bikes e etc.

Entretanto, é importante manter a ordem e a organização, deixando os espaços próximos a porta totalmente livres, garantindo assim que funcione como uma devida rota de fuga. Além disso, objetos próximos podem alastrar as chamas com maior facilidade em situações de emergências, impedindo a atuação dos bombeiros por meio desses caminhos.

Não apenas ao redor das portas, mas, também toda a extensão da escadaria precisa estar totalmente livre, garantindo uma passagem sem pânico pelos moradores em casos de incêndios.

Onde encontrar uma porta corta fogo social de qualidade?

Se você deseja uma porta corta fogo social de qualidade e certificada, conheça a Megadoors, empresa líder de vendas de portas no país. Com sedes em cinco estados brasileiros, o fabricante oferece a segurança, conforto e estabilidade que o seu espaço necessita, não apenas com os modelos corta fogo, mas, também outros tipos como as portas de enrolar e portas automáticas. Não perca tempo, entre em contato e conheça o catálogo.

Porta Corta-Fogo

Confira nossa porta corta-fogo em funcionamento

Faça um Orçamento por e-mail »

Telefones:

São Paulo – SP: (11) 2747-5152

Londrina – PR(43) 3347 5155

São Leopoldo – RS(51) 3582 3961

Belo Horizonte – MG(31) 3334 7623

Duque de Caxias – RJ: (21) 2776 8620