Entre em contato com nossas Fabricas:

São Paulo – SP
Tel. (11) 2747-5152
Rua John Speers, 440 – Parque do Carmo – CEP: 08265-040
E-mail auxiliarvendas2.sp@megadoors.com.br
Whatsapp: (11) 11 96330-2921

Belo Horizonte – MG
Tel. (31) 3334 7623
End. Rua Carlos Quadros, 206, CEP: 30550-260
E-mail fabricamg@megadoors.com.br
Whatsapp: (31) 98361-6692

Londrina – PR
Tel. (43) 3347 5155
End. Rua Mituo Morita, 191, Londrina – PR – CEP: 86037-570
E-mail: gerentecomercial.pr@megadoors.com.br
Whatsapp: (43) 99169-7080

Duque de Caxias – RJ
Tel. (21) 2776 8620 / 2676-2700
End. Av. Almeida Garret, Qd 18 Lt 26, CEP: 25231-160
E-mail atendimento.rj@megadoors.com.br
Whatsapp: (21) 96780-5528

São Leopoldo – RS
Tel. (51) 3582 3961
End. Av. Arnaldo Pereira da Silva, 1200, CEP: 93115-000
E-mail gerentecomercial.rs@megadoors.com.br
Whatsapp: (51) 99643-4530

Porta Corta Fogo

Há uma série de equipamentos essenciais para proteção contra incêndios, todos especificados no laudo AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento necessário para funcionamento de qualquer empreendimento ou comércio. Geralmente, para a retirada desse laudo, é essencial a presença de determinados itens no ambiente, como é o caso de extintores de incêndio, alarmes, sensores de fumaça e hidrantes.

Entretanto, é importante que a dispensação do espaço em si também ofereça proteção em casos de emergência, como rotas de fuga. Nesse cenário, a porta corta fogo possui uma missão especial para preservação de vidas e da própria estrutura do ambiente.

Porta corta fogo
Afinal, o que é a porta corta-fogo?

A porta corta fogo consiste em um equipamento presente em diversas construções, sendo obrigatório pelas normas brasileiras. De modo geral, a porta visa conter a proliferação de chamas, calor e fumaça em situações de incêndios, sendo muito utilizadas em saídas de emergências, promovendo uma rota de fuga segura para as pessoas presentes no local.

Além disso, estão muito presentes em escadas de emergência e acessos, nos mais diversos ambientes e empreendimentos, como lojas, cinemas, escolas, faculdades, indústria e escritórios. Como já observou, a porta é instalada em basicamente todos os espaços que compõem nosso dia a dia, garantindo segurança e evitando perdas significativas.

Outra vantagem da porta é que a sua capacidade isolante permite a passagem dos bombeiros, possibilitando a contenção do fogo, diminuindo os impactos das chamas na estrutura e, ainda, evitando desastres maiores, como desabamentos.

Quais as características da porta corta fogo?

A principal característica da porta, como abordado, é a sua resistência a chamas. Por ser composta em folhas de flandres, o equipamento pode resistir em média 100 minutos exposto ao fogo, tempo onde é possível realizar ações para contenção e eliminação dos focos de incêndios, além de ser um período positivo para a atuação dos bombeiros.

A espessura da porta é um outro item que chama atenção, sendo característico de acordo com sua usabilidade. Para portas inferiores de 3m², a espessura gira em torno de 66mm. Já as superiores a 3m², a espessura consiste em cerca de 88mm.

Uma outra característica que facilita as rotas de fuga é a direção da abertura, ou seja, podem ser abertas tanto da direita para a esquerda ou vice-versa. Ambos os lados também contam com a barra anti pânico, cujas características você conhecerá nos tópicos seguintes.

Outro aspecto da porta que deve ser levado em consideração é a sua resistência mecânica, que suporta a utilização por um grande fluxo de pessoas. Além disso, apresenta ótimo isolamento acústico, o que pode ser o diferencial em situações de pânico e risco.

Você sabe o que é a classificação da porta corta fogo?

A porta corta fogo é classificada de acordo com sua resistência, capacidade de proteção conforme o tempo de exposição às chamas e local onde será utilizada, de acordo com o número de pessoas que podem ser aglomeradas ao ambiente. Essas classes seguem a norma ABNT NBR 11742 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, confira abaixo as principais.

Classe P 60

A mais indicada para escritórios e espaços comerciais, é muito utilizada para escadas de emergência e saídas antecâmaras. Possui resistência mínima de 60 minutos em contatos com as chamas, funcionando como uma ótima rota de fuga.

Classe P 60 à prova de fumaça

Esse modelo é muito semelhante ao descrito anteriormente, entretanto, por apresentar resistência a fumaça, é o mais indicado para saídas de emergências que não possuem antecâmaras.

Classe P 90

Já esse modelo resiste às investidas das chamas em situações de incêndios por no mínimo 90 minutos, sendo muito utilizada em paredes corta-fogo e fechamentos de acesso.

Classe P 120

Resistente a pelo menos 120 minutos de exposição ao fogo, são utilizadas em paredes corta-fogos, saídas de emergências e outros locais com a mesma finalidade.

Como é realizada a manutenção da porta corta fogo?

Geralmente, a porta corta fogo é utilizada todos os dias, quando os moradores ou frequentadores de um local usam as escadas para transitarem entre os andares da edificação, por exemplo. Por isso, é essencial que sejam realizadas manutenções preventivas nesse equipamento, que geralmente são feitas mensalmente e semestralmente.

As manutenções mensais precisam verificar os acessórios responsáveis pela abertura e o fechamento das portas, garantindo assim o seu devido funcionamento. No caso das manutenções semestrais, por sua vez, verificam as condições das dobradiças, da estrutura da porta e, ainda, se há necessidade de lubrificação desses itens. Por fim, em todos esses processos é essencial entender se há qualquer problema que impeça o devido funcionamento da porta.

O que é barra anti pânico?

As barras anti pânico consistem nos acessórios mais presentes nas portas corta fogo, cuja principal função é facilitar a abertura e fechamento desses espaços.

Assim como as portas, a barra segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, mais especificamente a ABNT NBR 11742, que padroniza e dita a estrutura e apresentação desses equipamentos.

Elas, obrigatoriamente, devem estar acopladas à estrutura das portas corta fogo, garantindo a abertura imediata e a praticidade na fuga em situações de emergências.

Dicas para garantir a segurança promovida pelo produto

Há algumas medidas que podem ser realizadas para garantir e potencializar a segurança da porta, como por exemplo:

  • Mantenha as portas sempre fechadas, mesmo que durante o dia haja constante transitação de pessoas;
  • Nunca trancar as portas;
  • Jamais utilize parafusos ou pregos na estrutura da porta, isso porque podem comprometer as suas características e resistência;
  • As pinturas da porta, quando necessárias, devem ser realizadas por profissionais qualificados e materiais indicados;
  • Nunca realizar qualquer tipo de manutenção por conta própria;
  • Jamais utilizar produtos químicos para lavar ou limpar a porta, pois podem ser fatais em casos de incêndios.

Onde encontrar porta corta fogo?

Se você deseja adquirir uma porta corta fogo de qualidade e com valores competitivos no mercado, não deixe de conhecer a Megadoors. Contando com os melhores materiais disponíveis no setor, o fabricante oferece qualidade e segurança com os seus produtos, garantindo o melhor não apenas para o seu bolso, mas, também para a estrutura da sua edificação e proteção dos moradores ou frequentadores do local. Não perca tempo, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.

Porta Corta-Fogo

Confira nossa porta corta-fogo em funcionamento

Faça um Orçamento por e-mail »